quinta-feira, 17 de junho de 2010

continuação

Anotações feitas nos espaços do Documento Referência da CONAE 2010 – Conferência Nacional de Educação.

Debater a qualidade no ensino, moradia, alimentação, diversão e saúde.
Limites => dificuldades
(...qualidade é um conceito histórico...(expressão no texto))
Conceito histórico contextualizado sob a lógica do sistema que há muito nos assola.

Condições saudáveis físicas e psicológicas que assegurem o desenvolvimento.

Uma vez que vivemos uma realidade competitiva, trabalhar as avaliações neste contexto é equivocado, pois o que se vê são as disputas pelos primeiros lugares nas faculdades/universidades.
Considerar a relação aluno/família/responsável.

O despertar de uma nova consciência do educando, voltada para a prática de valores como o respeito e preservação do meio ambiente, a solidariedade, a paciência, o cuidar, despertar os sentidos para a vida ao redor.

Estudo X trabalho.
Cursos técnicos profissionalizantes X curso superior
Os técnicos, cada vez mais procurados, pois sai da instituição com capacidade para disputar no mercado, um emprego, enquanto que, no superior, o tempo na instituição é maior, passa-se por estágios, para depois saírem à disputa.

Noto aqui um detalhe a observar, atrás e pra frente, a troca de ‘mercado do trabalho’ para ‘mundo do trabalho’.
Não basta trocar palavras, a mudança de dará a partir da prática real de outro sentido, quando o que temos é a realidade sendo pautada pelos senhores do poder.

Descentralizar o poder administrativo da instituição, diminuindo direcionamentos político-pedagógicos definidos na prática por setores da sociedade, onde prevalece a relação de dominação.

Socializar -> Mais forte e temida que qualquer bomba
Educação X sobrevivência e todas as subjetividades consumistas
Criança X escola X família X trabalho/tempo

Então aonde a qualidade de ensino nos levaria? Por mais que as indústrias/empresas, comandadas por setores da sociedade capitalista, ‘demonstrem preocupação’ com a degradação do meio ambiente, elas são as maiores incentivadoras do consumo que polui e mata.

Existe até circulação democrática de informação, quando todos os segmentos tem a livre iniciativa de manifestação, mas não existe socialização da informação, quando há o controle, por parte do PIG, ao manipular, deturpar e perverter a informação.

Tem que democratizar e socializar. Democracia socialista. Socialismo democrático.
A concretização, efetivação, deste ponto, é de fundamental importância, significando um avanço nas lutas, nas conquistas por um país com pessoas livres.

A linguagem midiática, que traduz os grandes meios de comunicação, em todas as modalidades, e que faz parte de um conceito mais abrangente, que são as linguagens da comunicação, então se tem as mais diversas defesas e lutas, valendo-se dos mesmos meios.
Grande mídia X outras relações na comunicação

Superar qualquer e toda violência contra a vida, contra a natureza.
Também a história de nuestros hermanos dos povos latino americanos.

Reduzir a carga horária de todos trabalhadores.

Conquistas = movimentos sociais
.
(Continua...)

Nenhum comentário:

A tormenta que se tornou

A vontade é ir preenchendo as tantas linhas vazias com toda manifestação das emoções que se dão, afloram e transpiram, ocupando de rab...