Anotações feitas nos espaços do Documento Referência da CONAE 2010 – Conferência Nacional de Educação.
Debater a qualidade no ensino, moradia, alimentação, diversão e saúde.
Limites => dificuldades
(...qualidade é um conceito histórico...(expressão no texto))
Conceito histórico contextualizado sob a lógica do sistema que há muito nos assola.
Condições saudáveis físicas e psicológicas que assegurem o desenvolvimento.
Uma vez que vivemos uma realidade competitiva, trabalhar as avaliações neste contexto é equivocado, pois o que se vê são as disputas pelos primeiros lugares nas faculdades/universidades.
Considerar a relação aluno/família/responsável.
O despertar de uma nova consciência do educando, voltada para a prática de valores como o respeito e preservação do meio ambiente, a solidariedade, a paciência, o cuidar, despertar os sentidos para a vida ao redor.
Estudo X trabalho.
Cursos técnicos profissionalizantes X curso superior
Os técnicos, cada vez mais procurados, pois sai da instituição com capacidade para disputar no mercado, um emprego, enquanto que, no superior, o tempo na instituição é maior, passa-se por estágios, para depois saírem à disputa.
Noto aqui um detalhe a observar, atrás e pra frente, a troca de ‘mercado do trabalho’ para ‘mundo do trabalho’.
Não basta trocar palavras, a mudança de dará a partir da prática real de outro sentido, quando o que temos é a realidade sendo pautada pelos senhores do poder.
Descentralizar o poder administrativo da instituição, diminuindo direcionamentos político-pedagógicos definidos na prática por setores da sociedade, onde prevalece a relação de dominação.
Socializar -> Mais forte e temida que qualquer bomba
Educação X sobrevivência e todas as subjetividades consumistas
Criança X escola X família X trabalho/tempo
Então aonde a qualidade de ensino nos levaria? Por mais que as indústrias/empresas, comandadas por setores da sociedade capitalista, ‘demonstrem preocupação’ com a degradação do meio ambiente, elas são as maiores incentivadoras do consumo que polui e mata.
Existe até circulação democrática de informação, quando todos os segmentos tem a livre iniciativa de manifestação, mas não existe socialização da informação, quando há o controle, por parte do PIG, ao manipular, deturpar e perverter a informação.
Tem que democratizar e socializar. Democracia socialista. Socialismo democrático.
A concretização, efetivação, deste ponto, é de fundamental importância, significando um avanço nas lutas, nas conquistas por um país com pessoas livres.
A linguagem midiática, que traduz os grandes meios de comunicação, em todas as modalidades, e que faz parte de um conceito mais abrangente, que são as linguagens da comunicação, então se tem as mais diversas defesas e lutas, valendo-se dos mesmos meios.
Grande mídia X outras relações na comunicação
Superar qualquer e toda violência contra a vida, contra a natureza.
Também a história de nuestros hermanos dos povos latino americanos.
Reduzir a carga horária de todos trabalhadores.
Conquistas = movimentos sociais
Debater a qualidade no ensino, moradia, alimentação, diversão e saúde.
Limites => dificuldades
(...qualidade é um conceito histórico...(expressão no texto))
Conceito histórico contextualizado sob a lógica do sistema que há muito nos assola.
Condições saudáveis físicas e psicológicas que assegurem o desenvolvimento.
Uma vez que vivemos uma realidade competitiva, trabalhar as avaliações neste contexto é equivocado, pois o que se vê são as disputas pelos primeiros lugares nas faculdades/universidades.
Considerar a relação aluno/família/responsável.
O despertar de uma nova consciência do educando, voltada para a prática de valores como o respeito e preservação do meio ambiente, a solidariedade, a paciência, o cuidar, despertar os sentidos para a vida ao redor.
Estudo X trabalho.
Cursos técnicos profissionalizantes X curso superior
Os técnicos, cada vez mais procurados, pois sai da instituição com capacidade para disputar no mercado, um emprego, enquanto que, no superior, o tempo na instituição é maior, passa-se por estágios, para depois saírem à disputa.
Noto aqui um detalhe a observar, atrás e pra frente, a troca de ‘mercado do trabalho’ para ‘mundo do trabalho’.
Não basta trocar palavras, a mudança de dará a partir da prática real de outro sentido, quando o que temos é a realidade sendo pautada pelos senhores do poder.
Descentralizar o poder administrativo da instituição, diminuindo direcionamentos político-pedagógicos definidos na prática por setores da sociedade, onde prevalece a relação de dominação.
Socializar -> Mais forte e temida que qualquer bomba
Educação X sobrevivência e todas as subjetividades consumistas
Criança X escola X família X trabalho/tempo
Então aonde a qualidade de ensino nos levaria? Por mais que as indústrias/empresas, comandadas por setores da sociedade capitalista, ‘demonstrem preocupação’ com a degradação do meio ambiente, elas são as maiores incentivadoras do consumo que polui e mata.
Existe até circulação democrática de informação, quando todos os segmentos tem a livre iniciativa de manifestação, mas não existe socialização da informação, quando há o controle, por parte do PIG, ao manipular, deturpar e perverter a informação.
Tem que democratizar e socializar. Democracia socialista. Socialismo democrático.
A concretização, efetivação, deste ponto, é de fundamental importância, significando um avanço nas lutas, nas conquistas por um país com pessoas livres.
A linguagem midiática, que traduz os grandes meios de comunicação, em todas as modalidades, e que faz parte de um conceito mais abrangente, que são as linguagens da comunicação, então se tem as mais diversas defesas e lutas, valendo-se dos mesmos meios.
Grande mídia X outras relações na comunicação
Superar qualquer e toda violência contra a vida, contra a natureza.
Também a história de nuestros hermanos dos povos latino americanos.
Reduzir a carga horária de todos trabalhadores.
Conquistas = movimentos sociais
.
(Continua...)
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